ShadowBan do Instagram: como descobrir (ou não ir parar) na “lista negra”

Compartilhe :)
Tempo de leitura: 3 minutos

Seu conteúdo não aparece nas pesquisas em feeds de hashtags? Hummm…Você pode ter ido parar no ShadowBan, uma espécie de lista negra do Instagram. Como? Por quê? O que eu fiz de errado? Opa! Peraí. Nada de entrar em pânico, ok? O ShadowBan existe, e pode reduzir o alcance do seu perfil, mas tem como saber disso, remediar e continuar a trabalhar o seu crescimento. E, tudo isso, é o que você vai descobrir aqui já, já.

ShadowBan é um termo usado por especialistas em marketing digital para conceituar problemas que algumas pessoas têm ao usarem hashtags, bloqueando o conteúdo sem que se perceba, uma espécie de banimento quando se usa algumas delas. Mas a sua conta não é excluída, ok? E, claro, o efeito disso faz com que o seu perfil pare de crescer ou que diminua o engajamento das suas publicações.

Você é bloqueado sem perceber, mas pode constatar a punição ao notar que seus posts não aparecerem em pesquisas por hashtags, na aba de Explorar ou localizações. Um segredinho: o Instagram nunca admitiu que essa “lista negra” existe, tá?

ShadowBan é um algoritmo do Instagram?

Para descobrir se você entrou nessa lista é importante lembrar que o Instagram trabalha com algoritmos que também são bons para você. Como as constantes mudanças para melhorar as experiências na rede. Um exemplo: a mudança do feed cronológico para o de relevância.

Ahhhh, ShadowBan é isso de modo reverso, certo? Errado. Um post pode ter perdido prioridade sem ter sido atingido pelo ShadowBan. Ele não é um algoritmo, mas uma espécie de punição para o caso de você usar hashtags que foram banidas pela rede.

Teste se o perfil caiu no ShadowBan

Jogo rápido. Siga esse passo a passo:

1) Evite ser rastreado pelo Instagram. Não logue e tente ficar de 24h a 48h sem postar;

2) Tenha certeza de que você não tem praticado spam, ao postar várias coisas num dia só. Uma ou duas publicações diárias são um número recomendável para não passar por chato;

3) Se usar outros Apps conectados à conta, como os organizadores de feed ou que contam seus seguidores, considere desconectá-los ou revogar seus acessos (vá ao www.instagram.com, no computador, e clique em Editar perfil. Depois em Arquivos autorizados e revogue os acessos autorizados);

4) Troque o perfil (temporariamente, ok?) para o pessoal. O algoritimo do Instagram privilegia as contas comerciais. Também nas configurações do perfil, clique na aba Conta e em reverter para conta pessoal. E calma! Você não vai ficar sem as estatísticas e dados de Insights para sempre. Depois que resolver o problema, é só voltar para a conta comercial.

5) Em último caso, até por que você já sabe que demora para ter um feedback, entre em contato com o Instagram.

Como evitar o ShadowBan

Para não correr o risco de ser banido, basta ficar atento a essas dicas:

1) Pare de usar hashtags que foram banidas, com #sextou por exemplo. Volta e meia o Instagram faz uma revisão de tags que considera ofensivas de alguma maneira e bloqueia as pesquisas para elas. Confira (fazendo pesquisa) as que você escolheu para o seu post;

2) Não use automações. A regra do Instagram é clara. Aí, aí, aí, se ele perceber isso no seu perfil;

3) Varie as hashtags para não cair no Spam;

4) Evite atividades de repetição que podem levantar suspeitas de uso de robôs, como sair curtindo muitas fotos ou seguir muitas pessoas de repente.

Para nunca mais entrar ou simplesmente não cair no ShadowBan leve muito em consideração essas dicas. Se precisar de uma mãozinha fala com o Influenciaê.

E aí, como a gente pode te ajudar? Pode usar o campo de comentários para dizer o que achou dessa dica, ok?

Posts relacionados