Marketing de Influência – Por que utilizar?

Compartilhe :)
Tempo de leitura: 3 minutos

Está com dúvidas se marketing de influência pode fazer parte da estratégia de marketing da sua empresa? Neste artigo vamos destacar algumas razões para você começar a investir em influenciadores digitais.

Muitos publicitários estão apostando cada vez mais em marketing de influência, ou influencer marketing. Através do gráfico de buscas no Google pelo texto “influencer marketing” nos últimos 10 anos, podemos ver que é um movimento real.

Interesse ao longo do tempo pela palavra-chave “Influencer Marketing” no Mundo.


Interesse ao longo do tempo pela palavra-chave “Digital Influencer” no Brasil.

Um crescimento exponencial no interesse por marketing de influência vem acompanhado de muito investimento do mercado. Estudos da Mediakix apontam que os investimentos podem crescer até 10 bilhões de dólares globalmente no ano de 2020, com crescimento de 20% por ano.

Todo esse ímpeto mostra que existe uma grande oportunidade.

Audiência

Cada vez mais a audiência da televisão é escoada para as redes sociais. Por exemplo, hoje são mais de 100 milhões de pessoas que acessam diariamente as redes sociais no Brasil. O que impressiona também é a média de 3 horas de navegação diária.

Pesquisas apontam que a metade da Geração Z prefere conteúdos curtos em redes sociais, como o YouTube, à programas e séries mais longos.

Essa mudança no comportamento geral de consumo de conteúdo tem impacto direto na exposição de publicidade e o potencial das campanhas.

Portanto, a tendência é que as novas celebridades sejam nativas digitais, os influenciadores digitais, e que as celebridades do mundo offline comecem a perder forças se não se adaptarem.

AdBlock

Com 210 bilhões de doláres investidos, passando o mercado da televisão desde 2016, o mercado de Publicidade Online tem sentido dificuldades em relação aos famosos AdBlocks, extensão de navegadores que filtra conteúdos de anúncios. A sua função bem direta e configuração simples faz com que o programa seja altamente aceito pelos usuários. Isso impede que anunciantes consigam efetuar suas campanhas com a mesma eficiência de anos passados. Estima-se que metade de todos os usuários da internet utilizem alguma forma de AdBlock.

Desse modo, campanhas acompanhadas dos conteúdos de influenciadores tem sido uma alternativa muito efetiva para driblar esse tipo de software.

Comportamento

Estudos da IBM demonstram que 9 entre 10 jovens da Geração Z influenciam diretamente na decisão de compra da família. E 85% deles usam as redes sociais para conhecer e aprender sobre novos produtos.

Quem nunca pediu para o filho ou sobrinho procurar sobre determinado produto na internet e indicar o melhor? Exatamente esse comportamento que está gerando estas estatísticas.

Então mesmo que seu público é de uma faixa etária superior, vale a pena estudar o quão impactante pode ser investir em campanhas para a Geração Z.

Tamanho

Não importa o tamanho do seu negócio, sempre vai existir um influenciador que cabe no seu bolso e que pode trazer resultados bastante positivos!

Sua empresa pode ser só você, o batalhador empreendedor, ou você pode fazer parte de uma agência ou de um time de marketing. Você pode aprender as vantagens do microinfluencer aqui.

Conclusão

Se você nunca utilizou influenciadores nas suas campanhas, está na hora de alocar parte do orçamento para essa estratégia e começar a testar.

Veja nesse outro artigo do nosso blog como utilizar a ferramenta do Influenciaê para encontrar o influenciadores digitais que vão trazer mais resultados para a sua marca

Referências

Link 1 Link 2 Link 3 Link 4 Link 5

Posts relacionados