Influencers: vale a pena divulgar sua marca por eles?

Compartilhe :)
Tempo de leitura: 3 minutos

O tempo todo a gente ouve falar dos influencers, ou influenciadores, da internet – aquelas pessoas que não são necessariamente artistas, mas tem milhares (ou milhões) de seguidores e acabam literalmente influenciando as escolhas de muita gente. Se eles fazem tanto sucesso, por que não divulgar sua marca por meio de um influencer? De uns anos para cá, o Marketing de Influência tem chamado a atenção de muita gente.

De acordo com a empresa norte-americana Linqia, especializada nesse tipo de estratégia, 92% das marcas que contrataram influenciadores para as suas campanhas dizem que tiveram bons resultados. Se você está na dúvida se vale ou não a pena partir para esse lado, é bom dar uma olhada nos nossos argumentos. Veja só:

1) Eles falam direto com seu público

Quando você faz um anúncio da sua marca na televisão ou em algum site, muita gente vê, mas boa parte não vai virar cliente. O motivo é simples: nem todo mundo é seu público alvo.

Quando você decide contratar um influencer para falar da sua empresa na internet, pode escolher alguém que se comunique exatamente com o nicho de pessoas que você quer alcançar. Sexo, idade, gostos pessoais, localização. Dá para fazer uma busca completa e acertar em cheio nos seus possíveis clientes.

2) Eles dão credibilidade a sua marca

Nem todo mundo confia no conselho de um estranho, mas se a recomendação vem de um amigo, a história é outra. Com os influencers funciona mais ou menos assim. Os seguidores dessas pessoas gostam delas e confiam no que dizem. Se o influencer fala bem de uma marca, com certeza muitos desses seguidores vão prestar atenção e se interessar.

Com o tempo, a estratégia de marketing com influenciadores vai dar mais credibilidade ao seu negócio e ajudar a conquistar os clientes. Para se ter uma ideia, uma pesquisa do Google diz que 70% dos adolescentes inscritos no Youtube se identificam mais com os youtubers da rede que com as celebridades.

3) Eles aumentam sua popularidade

Além de falar diretamente com seu público alvo, os influencers aumentam a popularidade da marca. Como eles têm muitos seguidores, conseguem alcançar muito mais gente que você alcançaria postando apenas nas suas mídias sociais. Essa visibilidade toda atrai clientes e ajuda suas páginas a fazerem sucesso.

De acordo com a mesma pesquisa do Google, com o Marketing de Influência suas postagens são 3 vezes mais visualizadas e ganham 12 vezes mais comentários.

4) Cabe no seu budget (orçamento)

Claro que quanto mais popular for o influenciador, mais caro vai ser fazer uma parceria com ele. Mas existem influencers para todo tipo de orçamento. As marcas menores, que não podem fazer um investimento tão alto, podem, por exemplo, contratar alguns micro-influencers que consigam alcançar o público alvo.

Dependendo do produto ou serviço que você tem a oferecer, também pode fazer alguns acordos com os influenciadores: eles fazem propaganda da sua marca e ganham alguns dos seus produtos (ou serviços) em troca.

5) Eles geram conteúdo

Umas das maiores dificuldades que qualquer negócio tem com as redes sociais é produzir conteúdo bem feito e relevante para o público alvo. Ao contratar um influencer para ajudar no seu marketing, essa tarefa fica bem mais simples, afinal, você pode repostar quantas vezes quiser os vídeos e fotos divulgados por ele.

6) Eles são fáceis de encontrar

Você deve estar se perguntando, “Ok, legal, mas como encontrar o influencer ideal para falar da minha marca?”. A resposta é simples. Com o sucesso crescente do Marketing de Influência, alguns sites se especializaram em fazer a ponte entre os donos de negócios e os influenciadores, como é o caso da Influenciaê.

Você consegue filtrar sua busca por localização, categoria, plataforma social que será usada ou tipo de audiência que está procurando, por exemplo. Além disso, na maioria dos casos você pode discutir por ali mesmo a estratégia a ser usada, realizar o pagamento pela própria plataforma e ainda acompanhar os resultados da campanha. Tudo muito completo. E aí, o que achou dessa ideia?

Posts relacionados