SOCIAL MEDIA: Um Guia Completo Para Pequenas Marcas e Empresas (Parte 2)

Compartilhe :)
Tempo de leitura: 3 minutos

4 ferramentas que vão ajudar você nas mídias sociais

Parece brincadeira, mas existem 4 bilhões de pessoas conectadas à internet pelo mundo – mais que meio planeta Terra. O número foi divulgado pela ONU em 2018 e deixa muito claro que a sua marca também precisa estar conectada.

No artigo “Como criar uma comunidade online”, falamos um pouco sobre como reconhecer seu público, descobrir quais são as mídias ideais para você e formar uma comunidade online com seus clientes, onde há confiança, amizade e lealdade.

Agora, chegou a vez de mostrar as ferramentas que podem facilitar o seu dia a dia nas mídias sociais, deixando o trabalho mais fácil, eficiente e, por que não, divertido também. Afinal, seu negócio pode não ser muito grande ainda, mas as suas páginas podem ser.

1. Criando uma arte legal

Se o seu designer está sobrecarregado ou você sequer tem uma pessoa para fazer as artes das suas páginas, algumas ferramentas podem ajudar. O Visme, por exemplo, é um software de design que permite criar infográficos, cartões ou outras apresentações visuais de um jeito muito fácil. Não precisa ser especialista nem nada para usar a ferramenta.

Além do Visme, o Canva também é super user-friendly. O segredo é ir testando ferramentas diferentes até encontrar a que mais gosta, e assim, fortalecer sua identidade visual criando um material com uma cara muito mais bonita e profissional, sem tomar muito tempo ou dinheiro.

2. Medindo seu desempenho

Muitas vezes, passamos horas e horas da semana criando e agendando posts e nos esquecemos de conferir se eles estão indo bem ou não. Essa informação é essencial para mostrar se a sua estratégia está funcionando.

As ferramentas analíticas do próprio Facebook e Instagram são poderosas! Por lá existem várias métricas como alcance, engajamento, interação e muito mais! Vale a pena passar um tempinho fuçando tudo que essas duas redes sociais têm a oferecer.

Mas para quem quiser ir além, algumas ferramentas, como o Bitly, dão uma bela força nessa tarefa. Você pode encurtar uma URL e personalizar o domínio para que fiquem mais interessantes e adequados para as publicações. Além disso, no Bitly você tem acesso a métricas detalhadas que mostram os canais, as pessoas mais alcançadas e os dispositivos em que suas publicações estão circulando mais.

3. Melhorando seu fluxo de trabalho

Criar posts, escrever legendas, postar, interagir com os usuários, responder dúvidas e ainda analisar sua performance, semana após semana, pode ser muito cansativo e entediante. Afinal, você ainda tem todo um negócio para tocar e fazer crescer.

Alguns softwares de gerenciamento de mídias sociais, como Sprout Social, Planoly e o Later, ajudam bastante nesse fluxo. Cada um deles tem seu diferencial. Alguns permitem a visualização dos posts em grid, outros permitem que você gerencie curtidas e comentários diretamente na ferramenta, e por aí vai! Mas todos eles permitem que você agende os seus posts para as datas e horários que preferir.

Além disso, essas ferramentas costumam ter seus próprios apps para que você possa acompanhar tudo no dia-a-dia, além de relatórios sobre o desempenho das publicações.

4. Deixando sua marca mais conhecida

A maioria das estratégias de marketing priorizam o fundo do funil digital – que é quando a campanha consegue chegar ao cliente certo, ele se interessa pela marca e fecha a compra do produto ou serviço.

Mas aumentar a visibilidade da sua marca também é muito importante, independentemente de as campanhas resultarem ou não em vendas. Ao ficar conhecido, você atrai pessoas novas para a sua comunidade, consolida seu nome e, de quebra, consegue mais clientes.

Algumas ferramentas, como o AdRoll Attract, fazem muito bem essa tarefa, permitindo que os seus anúncios cheguem aos usuários que ainda não interagiram com você.

———-

Lembrando que contratar um influenciador para falar dos seus produtos ou serviços também ajuda muito no sucesso da sua empresa. Os chamados influenciadores digitais têm muitos seguidores fiéis que ouvem com atenção o que eles têm a dizer.

Na plataforma do Influenciaê, você encontrará o influenciador ideal para o seu negócio!

SOCIAL MEDIA: Um Guia Completo Para Pequenas Marcas e Empresas

Parte 1: Criando Sua Comunidade Online