SOCIAL MEDIA: Um Guia Completo Para Pequenas Marcas e Empresas (Parte 1)

Compartilhe :)
Tempo de leitura: 4 minutos

6 dicas para formar uma comunidade nas redes sociais

Se tem uma coisa que o ser humano é, essa coisa é social. Estar presente nas redes sociais e conseguir formar a sua comunidade, onde há um elo de confiança e lealdade com os clientes, é o sonho de qualquer marca. Existem alguns passos que podem deixar você bem próximo desse objetivo, mas você deve ficar atento a todas as recomendações que vamos dar a seguir.

Começando pelo começo, é preciso descobrir quem é o seu público. Se você acabou de chegar na rede, obviamente, ainda não tem uma audiência definida. Mas para quem já está há algum tempo, é possível fazer um estudo de quem são as pessoas que acompanham suas mídias.

Quais foram os posts que fizeram mais e menos sucesso até hoje? Qual é a faixa etária dos usuários mais presentes? Qual o estilo de vida deles? Onde moram e por qual canal se comunicam? Essas são algumas das informações que vão ajudar na busca.

Com esses dados em mãos e uma análise cuidadosa do seu negócio, vai ficar bem mais fácil decidir em quais mídias sociais sua marca precisa estar.

Se o seu foco são empresas ou profissionais de determinada área, o LinkedIn pode ser uma boa. Se o público que acompanha sua marca gosta de ver as fotos que publica, o Instagram está aí para isso. Se você tem um valor mensal para investir em patrocínio de posts, o Facebook é uma opção interessante. E por aí vai.

Lembrando que, para começar, não é indicado estar em mais de duas ou três redes. Isso pode dispersar o foco da sua estratégia e também os seus seguidores, que não vão conseguir acompanhar a marca por vários canais diferentes.

Agora que você já sabe quem é seu público e onde ele está, damos algumas dicas preciosas para formar uma fiel comunidade. Veja só.

1. Ofereça um bom conteúdo

Nada do que falamos abaixo tem valor se a sua rede social não tiver um bom conteúdo. São os assuntos dos posts que vão atrair as pessoas e fazer com que queiram permanecer conectadas. Por isso, antes de mais nada, invista em temas e imagens interessantes e que agradem seu público-alvo.

2. Responda todos os usuários

Em uma comunidade, as pessoas são próximas, confiam umas nas outras, interagem e se preocupam com o bem-estar do grupo. Para que os usuários se sintam parte, eles precisam sentir que são importantes ali, têm voz e são acolhidos.

Para se ter uma ideia, mais de 70% dos usuários da internet preferem comprar de marcas com quem se sentem conectados nas redes sociais, em vez de comprar dos concorrentes.

Por isso, nunca deixe os seus seguidores sem resposta. Quanto antes você puder responder a dúvida ou sugestão que aparecer na página, mais credibilidade vai passar.

3. Interaja com seu público

Outra estratégia importante para quem quer formar uma comunidade na rede é interagir com o público-alvo. Você pode, por exemplo, entrar em páginas onde os usuários conversam sobre temas relacionados ao seu negócio e curtir postagens, responder dúvidas e fazer comentários.

A mesma dica vale para a sua própria página. Sempre curta os comentários dos seguidores, peça opiniões e converse com eles. Isso vai estreitar a relação e, de quebra, aumentar seu engajamento.

4. Siga de volta os seguidores fiéis

Como já comentamos, em uma comunidade, os integrantes gostam de se sentir importantes. Portanto, nada melhor que seguir de volta os usuários fiéis, que sempre estão presentes na sua mídia social. Assim, eles vão sentir que você olha e se preocupa com eles.

5. Reposte conteúdos interessantes

Existe muito conteúdo interessante nas redes sociais que vale a pena repostar, como vídeos, fotos ou artigos, por exemplo. Além de ajudar sua marca a ganhar relevância com o público-alvo, essa estratégia vai te dar um respiro na hora de pensar em novas postagens.

Mas é importante ficar atento aos assuntos, para ter certeza de que atendem ao gosto dos seus usuários. Também não se esqueça de dar créditos à pessoa que criou o conteúdo.

6. Saiba lidar com as críticas

Pode ser que sua empresa receba muitos elogios nas redes sociais, mas as críticas também são inevitáveis. Mais dia menos dia, é provável que alguém reclame de algo ou dê um feedback negativo sobre seus produtos ou serviços.

É muito importante saber lidar com essas mensagens e responder da melhor forma possível. Isso inclui chamar a pessoa para a conversa privada e ouvir com muita atenção o que ela tem a dizer.

Também é preciso ser ágil: cerca de 42% dos consumidores espera uma resposta das marcas em uma hora após envio da mensagem por uma rede social. Os usuários querem sentir que há uma pessoa real do outro lado. A dica aqui é não pensar demais – basta responder como você gostaria de ser respondido.

Gostou das dicas? Então que tal multiplicar ainda mais a sua comunidade anunciando seus produtos ou serviços com influenciadores digitais? Cadastre-se no site, crie sua campanha em minutos e veja o crescimento 😉

 

SOCIAL MEDIA: Um Guia Completo Para Pequenas Marcas e Empresas

Parte 2: Escolhendo Ferramentas De Gerenciamento