Métricas importantes para buscar Influenciadores digitais

Compartilhe :)
Tempo de leitura: 3 minutos

Está tentando divulgar seu e-commerce ou até um restaurante através de influenciadores digitais? Aqui a gente ensina como fazer do jeito certo!

Não é de hoje que sabemos que influenciadores digitais ou digital influencers são grandes formadores de opinião, principalmente entre a Geração Z. Com seus perfis em redes sociais como YouTube e o Instagram, podem gerar bastante barulho, como por exemplo o canal Desimpedidos que espalhou um grito de torcida durante a Copa do Mundo e ela foi cantada por torcedores espalhados pelo Brasil inteiro.

Mas você que está com uma loja virtual ainda engatinhando, será que faz sentido contratar uma celebridade com milhões de seguidores? Pagar uma fortuna, sem saber realmente qual será o ROI e ter que arcar com todos os riscos envolvidos. Existe uma maneira mais fácil e menos arriscada, mas tão eficiente quanto os grandes youtubers, os microinfluenciadores.

Grandes influenciadores atraem públicos de diferentes gostos, por exemplo a Nah Cardoso, uma das maiores influenciadoras do Brasil com mais de 7 milhões de seguidores no seu perfil do Instagram, fala principalmente de maquiagem, mas também de moda, viagens, decoração, pets e uma infinidade de assuntos.

Porém utilizando vários influenciadores menores, a sua campanha de marketing pode ser até mais relevante para seu público, basta encontrar os influenciadores com boa performance de engajamento e que falem de um assunto que englobe o nicho do seu negócio.

Os microinfluenciadores são aqueles que estão entre 10 mil a 100 mil seguidores. No YouTube, temos mais de 15 mil canais brasileiros nessa faixa. Mas nem todos eles vão te trazer um resultado que valha a pena o investimento. Para filtrar os influenciadores você precisa ver alguns números do canal, além do óbvio de total de inscritos.

Visualizações/Inscritos

Divida o número de visualizações do vídeo pelo número total de inscritos e multiplique por 100. Faça isso para os últimos 10 vídeos desse canal e tire uma média.

Um bom número deve ser maior que 15%.

Dica: Quando este número está muito abaixo, indica que o canal perdeu relevância ao longo do tempo.

Engajamento Likes/Visualizações

Pegue o número total de likes do vídeo e divida pelo total de visualizações, e como mesmo raciocínio anterior, faça a média dos últimos 10 ou dos que foram publicado nos últimos 2 meses.

Mire em canais que tenham pelo menos 15%.

Engajamento Comentário/Visualizações

Mesma lógica do anterior só que agora com comentários.

Busque por canais que tenham por volta de 1%.

O Influenciae.com é uma ferramenta totalmente grátis e muito fácil de usar.

Com essa ferramenta, você pode:

  • Pesquisar e filtrar os influenciadores pelas métricas mencionadas acima;
  • Filtrar por categoria do YouTube;
  • Filtrar por tags de sua escolha (ex: Copa do Mundo, maquiagem, DIY);
  • Analisar o influenciador através de um relatório completo;
  • Favoritar os influenciadores que você mais gostou.

Assim você encontra os melhores influenciadores, tanto em performance como por perfil.

Você não vai precisar ficar horas procurando canais pelo YouTube e ainda vai ter dados que você não teria. Sem perder tempo com esse trabalho maçante, você pode aproveitar esse tempo para criar campanhas ainda mais criativas.

A plataforma é nova e está sendo desenvolvida a todo vapor, então pode ficar tranquilo que outras redes sociais vão ser adicionadas ao longo do tempo, como o Instagram.

Comente aí embaixo como você costuma pesquisar por influenciadores e se o Influenciaê chegou em um ótimo momento.

Posts relacionados