Dicas de como usar o algoritmo do Instagram a seu favor

Compartilhe :)
Tempo de leitura: 4 minutos

Não precisa ser o maior expert em mídias sociais para perceber que o Instagram mudou, e bastante, de uns anos para cá. O que mais chamou a atenção dos usuários foi a mudança no feed, que não mostra mais as fotos em uma sequência cronológica reversa, das mais recentes para as mais antigas, como funcionava antigamente.

A impressão que ficou é que agora a ordem é totalmente aleatória e algumas postagens sequer aparecem para todos os seguidores. Mas fato é que de aleatório o Instagram não tem nada. O que aconteceu foi uma mudança para um algoritmo muito inteligente e bem mais estratégico.

Por que essa mudança toda?

A explicação para a mudança de algoritmo do Instagram é bem simples: a rede social quer manter mais usuários na plataforma e fazer com que permaneçam mais tempo por lá. Dessa forma, o microblog garante que as pessoas vão continuar utilizando a rede e vendo os anúncios postados.
Para alcançar esse objetivo, o novo algoritmo dá mais visibilidades às páginas que mantem seus seguidores ativos e engajados. Entendeu?

O que o Instagram mais prioriza?

Na hora de decidir quem vai ter mais relevância e visibilidade na rede, a plataforma considera:

1) Quem mais se relaciona com você

As fotos e stories que aparecem primeiro são de pessoas com quem você se relaciona de alguma forma. Se vocês trocam muitas curtidas, mensagens, comentários ou você visita a página delas com frequência, o Instagram entende que são próximos e, portanto, gostariam de ver os posts um do outro.

2) Os seus interesses

O algoritmo do Instagram também fica de olho nos seus comportamentos na rede para saber quais são os seus temas favoritos. Quando descobre, ele começa a mostrar mais e mais sobre aquele assunto de interesse.

3) Novidades na rede

Outra coisa que você já deve ter percebido é que os posts mais recentes acabam aparecendo primeiro no feed, mas sem seguir a ordem cronológica reversa antiga. Isso também é parte da estratégia desse novo algoritmo do Instagram.

Com as alterações acima, apenas cerca de 7% dos seus seguidores veem suas fotos. A notícia não parece boa, mas existem algumas formas driblar essa pouca visibilidade e aumentar o alcance das suas publicações. Veja só.

Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor

1) Poste com mais frequência

Até ano passado, postar muitas fotos em um curto intervalo de tempo não era uma boa ideia, pois os usuários podiam ficar cansados da marca. Com o novo algoritmo, as postagens ficam mais diversificadas pelo feed. Isso faz o usuário, muitas vezes, nem perceber que uma determinada página está postando bastante. Aumentar o número de publicações aumenta as chances de você ser notado e ganhar engajamento.

2) Poste mais vídeos

No ano passado, o consumo de vídeos no Instagram aumentou cerca de 80% entre os usuários. Baseado nesse dado, o novo algoritmo se preocupa em mostrar mais vídeos para as pessoas que aparentam gostar desse tipo de mídia.

Por esse motivo, publicar vídeos com frequência é uma forma de aumentar seu alcance e engajamento com os seguidores, afinal, eles vão permanecer mais tempo na sua página.

3) Poste quando seu público estiver online

Como comentamos, as postagens mais recentes tendem a aparecer primeiro no feed dos usuários, especialmente para aqueles com quem você interage mais. Portanto, o ideal é publicar os posts nos horários em que seu público costuma ficar online. Essa informação é muito simples de conseguir, basta olhar os dados do Instagram Analytics.

4) Interaja bastante

Interagir com o público é essencial para ganhar engajamento e tornar suas fotos mais visíveis. O ideal é responder e curtir os comentários nos primeiros 60 minutos de postagem. Com essa interação, a tendência é que o algoritmo do Instagram mostre a sua publicação para mais usuários em seguida. Você também pode curtir fotos dos seguidores, comentar e trocar mensagens no direct.

5) Use bem as hashtags

As hashtags são um caminho para as pessoas que não te seguem encontrarem sua página – uma ótima ferramenta para quem quer fazer mais sucesso na rede. Mas devem ser usadas com cuidado.

Em primeiro lugar, elas precisam ter realmente a ver com a foto que você publicou. Em segundo, não é indicado postar muitas hashtags em uma única foto, pois o Instagram pode considerar aquela postagem um spam e derrubar o alcance. Além disso, usar sempre as mesmas hashtags não é uma boa ideia, pois a plataforma pnsa que quem está fazendo as postagens é, na verdade, um robô.

6) Peça que os seguidores ativem as notificações

Usuários que querem ver os posts de uma página nos primeiros lugares do feed têm a opção de ativar as notificações daquela conta. Quanto mais pessoas ativarem as notificações, mais o Instagram vai entender que a página é relevante e aumentar o alcance.

7) Faça concursos e promoções

Para gerar ainda mais engajamento e promover mais interação com os usuários, uma dica é realizar concursos e fazer promoções na página. É possível oferecer um brinde simples aos ganhadores, o valor não é importante.

8) O mais importante: foco no conteúdo

Toda a mudança no algoritmo do Instagram tem a intenção de aumentar as comunidades na rede, tornar as pessoas mais próximas umas das outras e mais presentes na plataforma. Mais do que nunca é preciso pensar nos conteúdos que seu público gosta de ver. Fotos bonitas, com boa qualidade e interessantes vão aumentar a relevância da sua página e atrair mais seguidores.

Se você não sabe exatamente como melhorar isso, talvez o melhor seja contar com ajuda de um especialista.